13 de mai. de 2011

JUAZEIRO E PETROLINA

Quais os pontos do artigo que você destacaria e qual a percepção do autor sobre diferenças das cidades irmãs?

16 comentários:

  1. Ana Priscila e Crispiniana Souza13 maio, 2011 16:46

    QUEIROZ, Francisco Alves. AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO E PETROLINA

    Ana Priscila Rosário
    Crispiniana Souza
    Adm 2009.1

    De acordo com artigo apresentado, percebe-se uma comparação entre as distintas cidades Juazeiro e Petrolina. Unidas pelas oportunidades econômicas do Rio São Francisco e por uma dependência histórica mercadológica, sendo que, uma é dependente dos bens e serviços que a outra oferece. Porém separadas por aspectos culturais, rivalidades sociais e tradições. Em síntese Juazeiro é caracterizada pelos seus problemas de infra-estrutura, saúde e educação. Ocasionado pelo processo de industrialização implantado na Bahia que proporcionou profundas transformações na estrutura socioeconômica e dependência econômica para os municípios de menores portes mais afastado da capital. O período da administração publica, foi marcado por uma serie de conflitos, devido a sua administração limita , causando migrações de pessoas, recursos e oportunidades de Juazeiro a Petrolina. E interessante salientar que as cidades são praticamente iguais, porém Petrolina possui melhores serviços sociais, públicos, oportunidades de empregos formais e melhores relação, e isto implicam que a concentração de renda em Juazeiro é maior e contribui para as disparidades sociais no município. Visto que, que se faz necessário uma administração administrativa de Juazeiro para que o município possa se desenvolver socialmente e economicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que a renda em Juazeiro é maior que em Petrolina? Como pode isso? rsrsrs

      Excluir
  2. Cristiane e Izana13 maio, 2011 16:49

    Faculdade Maria Milza
    Data: 13/05/2011
    Discente: Cristiane Santos Pinto Neiva e Izana Alves dos Santos Oliveira



    QUEIROZ, Francisco Alves de. AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO E PETROLINA. Exposto em sala de aula em: 13 maio 2011.



    O presente artigo aborda com grande riqueza de dados, os fatores histórico-culturais que contribuíram para a formação e o desenvolvimento das cidades de Juazeiro e Petrolina. Apesar de estarem unidas pela ponte Presidente Dutra, percebe-se grandes disparidades entre os dois municípios. Petrolina encanta os olhos de quem a vê, pela sua ampla estrutura. Enquanto que Juazeiro conserva a beleza de pequena cidade do interior baiano e problemas de infraestrutura.
    O artigo é fruto de um trabalho de campo com duração de quatro dias, que busca analisar as diferenças socioeconômicas existentes entre os municípios, que apesar da proximidade, apresentam estágios diferentes de desenvolvimento. O autor leva em consideração três vertentes que foram estudadas: a sustentabilidade, o capitalismo e a gestão pública.
    O trabalho apresenta um grande número de gráficos que contem dados valiosos para analise a cerca das duas cidades e propiciam uma melhor visualização das causas das diferenças existentes entre as “irmãs”.
    Após analisar os dados existentes nestes gráficos, é possível levantar a hipótese que um dos maiores problemas do “atraso” de Juazeiro deve-se a má gestão pública, onde a mesma deve ser reestruturada com o objetivo equiparar seus índices ao de Petrolina.

    ResponderExcluir
  3. AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO
    E PETROLINA.


    Como objetivo compreender o porquê das diferenças sócio-econômicas, a atuação da gestão pública e discutir o conceito de desenvolvimento regional para as cidades do interior do estado da Bahia. Mas é de se admitir que o conceito ficasse mais confuso e as propostas de desenvolvimento. Percebe-se também uma região de difícil cultivo agrícola por razão de um lugar seco, mas que através do rio São Francisco o que possibilita à agricultura a plantação. Em síntese o sistema funciona com a comunidade que oferece a força de trabalho e precisa do capitalista para investir e produzir e demandar empregos, e esses precisam do Estado para regular as condições da produção e preservação social e ambiental. Isso faz com que a região cresça e se desenvolva afim de atrair maiores turistas, o que contribui com a para a economia dessa região.
    É necessário que o governo crie entidades e ao mesmo tempo instituições cabíveis a fim de erradicar a seca, fazendo com que mais empregos sejam geridos e que a economia cresça, sendo assim, maior crescimento da região.

    ResponderExcluir
  4. Cristiano / Roque13 maio, 2011 16:59

    QUEIROZ, Francisco Alves. AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO E PETROLINA

    Roque / Cristiano

    Após analise do texto, ficou perceptível a total influencia dos poderes públicos estaduais e municipais no crescimento das duas cidades em questão,Juazeiro e Petrolina.
    O texto deixa bem claro que o governo do estado da Bahia, destinava a maioria dos recursos para a capital, deixando de lado os demais municípios, deixando o restante do estado à mercê dos interesses e conveniências dos coronéis, gerando um quadro de crescimento da capital e um atraso considerável dos demais municípios. Não bastasse isso a administração de Petrolina e Juazeiro no período de 1996 a 2000, foi marcada de denuncias dos vereadores de improbidade administrativa, rejeições de prestações de contas entre outros. Fatores que geraram um cenário não propicio ao crescimento da cidade de Juazeiro.
    Observasse que entre o período acima mencionado, a cidade de Juazeiro cresceu apenas 1,8% saiu de 171.414 em 1996 para 174.567 em 2000, menos de 300 habitantes. Contra 15% de crescimento de Petrolina, que saiu de 189.983 em 1996 para 218.538 em 2000, quase 30.000 habitantes. Outras disparidades encontradas são entre as Receitas e Despesas Reais, Petrolina possui uma Receita de 216.620.126 Sendo que Juazeiro 204.644.226. Ás despesas de Petrolina 115.634.205 e Juazeiro 181.317.601. Quanto a educação o estabelecimento do ensino fundamental de Petrolina possui 217 escolas contra 148 de Juazeiro, no ensino médio observa-se também que Petrolina possui 51 escolas contra 29 de Juazeiro.
    Ficou claro que Juazeiro apesar de possui, menos unidade de saúde de escola tem uma administração mais onerosa que Petrolina, que possui mais unidades escolares, de saúde entre outros, ficando claro que Juazeiro gasta mal os recursos que possui. Outro fator que contribui para a onerosidade da administração de Juazeiro é o inchaço do quadro de funcionários públicos, citando como exemplo Juazeiro conta em seu quadro funcional da Administração direta nível auxiliar 2529 funcionários contra 1564 de Petrolina.
    O poder público é de fundamental importância para o crescimento de uma cidade ou região. É importante uma parceria entre estado e município, criando ferramentas que propiciem um cenário favorável a esse crescimento, de que forma; A maquina administrativa do município tem que ser mais eficiente e menos onerosa, investindo recursos nas áreas educacionais, saúde e infra estrutura, fortalecendo o município para um crescimento industrial e agrícola, criando mais oportunidade de emprego e renda para os munícipes.

    ResponderExcluir
  5. QUEIROZ, Francisco Alves. AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO E PETROLINA

    Everton Conceição Santos
    Álvaro Ribeiro

    Neste artigo podemos observar com dados estatísticos as diferenças entre as cidades de Juazeiro na Bahia e Petrolina no Pernambuco, onde podemos perceber com a análise dos dados expostos uma forte influencia da administração publica, e da política equivocada do estado da Bahia, que tinha como prioridade de investimentos as grandes metrópoles bem como a Região Metropolitana de Salvador e os grandes centros urbanos cortados pelas principais rodovias federais o que de certo ponto desfavoreceu historicamente a cidade de Juazeiro que tem sua localização geográfica um tanto distante do eixo econômico mais priorizado até então pelo governo do estado.
    O texto também nos mostra que a gestão da cidade de Juazeiro não tem coerência nos gastos dos recursos do município, e quando comparado com o município de Petrolina, observa-se uma grande diferença na maneira como estes são alocados, uma vez que Juazeiro mesmo sendo uma cidade com pouco desenvolvimento econômico gastou mais em comparação ao município vizinho, e com isso o artigo nos traz com grande evidencia a diferença na prioridade das duas administrações municipais.
    Por tanto a grande questão do artigo está na intenção do autor em evidenciar com indicadores, as disparidades ocorrentes dentre cidades com um mesmo potencial de desenvolvimento, semelhantes em todos os aspectos geográficos, mas que encontra na política o principal fator diferencial do seu desenvolvimento econômico.

    ResponderExcluir
  6. Faculdade Maria Milza
    Derivalda Lemos
    Emyli Paula

    QUEIROZ, Francisco Alves. AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO E PETROLINA.

    O referido artigo trás uma abordagem do processo histórico, administrativo e econômico das regiões de Juazeiro e Petrolina, apresentado disparidade no processo, e na região na qual estão inseridas.Muito embora estas cidades sejam próximas é notável a diferença no processo de crescimento econômico destes municípios ,o fraco desenvolvimento econômico de Juazeiro em comparação a Petrolina.
    Levando em consideração que a forma administrada de Juazeiro deixa claras as causas pela quais não conseguira acompanhar as transformações de distribuição de renda, por causa do processo histórico que foi herdado pela cidade, como Monopolização do comercio, má distribuição dos pólos industriais e gestões publicam inconseqüentes.
    Sendo também importante levar em consideração a transformação produtiva dos grupos de desenvolvimento sustentável. As pessoas da comunidade aproveitam as oportunidades climáticas, fazendo da caatinga um pólo produtivo.
    Em síntese a comunidade oferece a mão-de-obra dependendo do governo para regular as condições de trabalho de produção preservação social e ambiental. È importante salientar que houve desenvolvimento nas regiões, porém existe uma fragilidade dos trabalhadores em relação social e a ineficiência do estado em cumprir seu papel para intermediar as relações econômicas da região.

    ResponderExcluir
  7. Kátila e Rafael13 maio, 2011 17:09

    QUEIROZ, Francisco Alves de. AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO E PETROLINA. Exposto em sala de aula em: 13 maio 2011.


    O presente artigo mostra as diferenças estruturais entre Petrolina e Juazeiro onde verifica-se que a cidade de Petrolina obtem um maior crescimento econômico físico e estrutural, enquanto Juazeiro não se mostra da mesma forma, devido a não saber aplicar os recursos de maneira satisfatória. Observa-se que o meio político em Juazeiro não favorecia o desenvolvimento da comunidade, onde o clientelismo, o patrimonialismo, o mandonismo eram elementos marcantes na cidade. Outra característica marcante observada entre as diferenças dessas duas cidades circo-vizinhas foi o processo de industrialização implantado na Bahia trazendo profundas transformações na estrutura socioeconômica dos municípios, onde estas não foram acompanhadas de melhores condições de vida, ou equidade na distribuição de renda.

    Adm. 2009_1
    Kátila Conceição
    Rafael Nascimento

    ResponderExcluir
  8. Paulo Sergio da Silva Pires13 maio, 2011 17:11

    AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO E PETROLINA


    Como foi descrito no texto as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) apesar de serem cidades irmãs e de serem banhadas pelas águas do Rio São Francisco elas possuem diferenças gritantes nas áreas da administração publica municipal, com mau uso dos recursos públicos por parte da cidade de Juazeiro.

    Diferenças essas que podem ser facilmente visualizadas numa rápida observação pois as diferenças sócio-econômicas, a atuação da gestão pública entre Petrolina e Juazeiro.

    A região de Petrolina e Juazeiro apesar de estarem localizadas no semi-árido nordestino souberam aproveitar as oportunidades e implantaram um pólo produtivo de frutas para exportação que vem se aprimorando com o passar dos tempos, com isso gerando oportunidades de emprego para varias pessoas residentes na região, melhorando assim a qualidade de vida dessa população como um todo.

    O que e preciso ser feito e uma melhor aplicação dos recursos públicos do município de Juazeiro com uma melhor estruturação do poder publico com enxugando a maquina publica para que a cidade prospere e se desenvolva assim como Petrolina vem se desenvolvendo pois como é demonstrado nas tabelas em números mostrando assim que Juazeiro precisa deixar de lado o coronelismo de lado e pensar mais no futuro.

    Quanto a percepção do autor foi detalhada mostrando assim a situação dessas duas cidades irmãs que apesar de tão próximas uma da outra vivem em situações bastante diferente .

    ResponderExcluir
  9. O artigo “As disparidades no desenvolvimento sócio-econômico de juazeiro e Petrolina”, da autoria de Francisco Alves de Queiroz apresenta um breve relato dos possíveis motivos que levaram os municípios localizados nos estados de Bahia e Pernambuco respectivamente a apresentarem tamanha desigualdade quando levados em conta indicadores econômicos e sociais retirados dos relatórios enviados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
    Durante o trabalho o autor apresenta dados relacionados a Administração Publica dos referidos municípios ao tempo que levanta questionamentos no que tange a qualidade e lisura na aplicação dos recursos municipais sem deixar de mencionar a forma desproporcional e arbitraria como eram distribuídos os recursos estaduais entre os municípios do estado da Bahia, a esse tema Queiroz dedica uma seção do artigo.
    O autor deixa claro no seu texto que entre as cidades de Juazeiro, localizada na margem baiana do “Velho Chico” (Apelido carinhoso do Rio São Francisco) e Petrolina no lado pernambucano do rio não são separadas apenas pela ponte Presidente Vargas, entre as duas cidades existe uma discrepância econômica e social gerada por diferentes formas de gerir os recursos públicos.

    Por fim, Queiroz explicita que para haver avanços que permitam melhoras significativas nos indicadores econômicos-sociais são demandados políticas públicas que possam minimizar os malefícios causados pela praticas do modo de gerir norteados pelo privilégio de uns em detrimento de outros.

    ResponderExcluir
  10. QUEIROZ, Francisco Alves de. As disparidades no desenvolvimento sócio-econômico de Juazeiro e Petrolina .p.1-13


    O referido artigo trata sobre as disparidades socioeconômicas de Juazeiro e Petrolina, através de dados comprobatórios, nos quais a má administração dos recursos públicos foi de importante relevância deste resultado. Onde também é visível a lentidão do desenvolvimento na região nordeste em relação a região Sudeste do país, sendo isto fatos históricos e reais.
    Nas 13 laudas que compõe o artigo, o autor expôs dados contábeis, sempre ressaltando os numerários que descrevem a realidade financeira e orçamentária de Juazeiro e Petrolina, também utilizando-se de recursos estatísticos e analíticos. A pesquisa de campo de 4 dias, foi de grande valia para percepção e visualização dos aspectos culturais , da infra-estrutura e do cotidiano de ambas.Notadamente, percebe-se que o que ocorreu em Petrolina, entende-se como desenvolvimento econômico e em Juazeiro crescimento econômico, se é que,algum progresso existiu por lá.
    As vertentes que nortearam Petrolina e influenciaram no seu processo de transformação de forma positiva, não foram utilizadas no processo de Juazeiro, principalmente na vertente política, no qual este não obteve a mesma positividade. Essa discussão tão antiga, à respeito da postura do político na política, seja tão pertinente quanto a estagnação e ineficiência dos serviços públicos prestados à sociedade civil, que deveria ser norteadora destes que representam seus direitos.
    À partir das informações oferecidas pelo artigo conclui-se que faz-se necessário um planejamento para reestruturação da organização do município de Juazeiro, visando organizar e coordenar a estrutura municipal com a finalidade de alcançar o desenvolvimento socioeconômico.

    ResponderExcluir
  11. José Evandro13 maio, 2011 17:17

    Famam –Faculdade Maria Milza
    Decente – José Evandro Santos Mendes
    Docente -Francisco Alves de Queiroz

    QUEIROZ,Francisco Alves AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO E PETROLINA.


    O referido artigo traz uma abordagem do processo histórico de Juazeiro e Petrolina no aspecto econômico, administrativo e social entre as regiões, desta forma busca identificar, A transformações de ambas, o crescimento de Petrolina é mensurável de maneira pratica basta olhar para a cidade e ver sua ruas largas , seus prédios e todo o seu desenvolvimento já Juazeiro e totalmente o inverso apresentado aspecto de uma cidade do interior com grave problemas de infra estrutura alem de uma necessidade imensurável de organização, porém a controvérsia desse crescimento de Petrolina,como houve um trabalho de campo para analisar esses dados. Foi levado em conta vários critérios como desenvolvimento sustentável, já Juazeiro sucumbir como pólo de fruticultura importantíssimo para o agronegócio na Bahia.

    ResponderExcluir
  12. Faculdade Maria Milza
    Data: 13/05/2011
    Discente: Valdecy Santana Aragão e Viviane Martins de Almeida


    QUEIROZ, Francisco Alves de. AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO E PETROLINA. Exposto em sala de aula em: 13 maio 2011.

    O artigo “As disparidades no desenvolvimento sócio-econômico de juazeiro e Petrolina”, da autoria de Francisco Alves de Queiroz demonstra que em 1970 a economia baiana passou a intensificar sua industrialização, diferente do Rio, SP e MG que viveram processos, mas cedo. O crescimento da indústria na Bahia ocasionou exclusão e dependência econômica para os municípios de menores portes e interiores, porem essa transformação não foi acompanhado pela qualidade de vida.
    E como foi citado no artigo temos dois grandes exemplos, as cidades irmãs: Juazeiro/BA com o fraco desenvolvimento e Petrolina/PE com grande desenvolvimento. Separadas por aspectos culturais, rivalidades sociais e tradições.
    Juazeiro cidade simples com alguns problemas de infra-estrutura típica do interior baiano, Petrolina uma cidade bem estruturada e organizada típica de cidade grande.
    Os pontos fortes do artigo: Sustentabilidade, Capitalismo e Gestão Publicam são relevantes e de grande importância para analise das duas cidades, cabendo ressaltar que enfatizou aspectos qualitativos.
    Os recursos-base: agrícola, energéticos, bióticos, minerais, ar e água. Contudo o capitalismo trouxe de forma intensiva tecnologias de condições de modificar a dinâmica produtiva da região, transformando caatinga resistente ao sol forte em um pólo produtivo.
    Com relação à gestão publica, Petrolina abriu as portas para o mercado externo oferecendo oportunidade de reprodução do capital ao contrario de Juazeiro do Estado da Bahia onde o governo investiu e viabilizou infra-estrutura apenas para capital Salvador.
    Com isso se deu o auto crescimento da população de Petrolina, que cresceu em 1960 a 2000 15% e Juazeiro 1,8%.
    É necessário que Juazeiro seja reestruturado, a fim de qualificar e ordenar a administração publica.

    ResponderExcluir
  13. Catarine Velame e Paula Carini13 maio, 2011 17:24

    Faculdade Maria Milza
    Administração 2009.1
    Data: 13/05/2011
    Discentes: Catarine Velame Silveira Machado e Paula Carini Mota da Silva


    QUEIROZ, Francisco Alves de. AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO E PETROLINA.


    As cidades de Juazeiro e Petrolina diferenciam pelos seus aspectos culturais, sociais e econômicos. Com suas estruturas diferenciadas, apresentam-se em Petrolina grandes prédios, boa sinalização e grandes centros comerciais; em comparação a Juazeiro que é uma cidade sem muitos prédios, com problemas de infra-estrutura, saúde e educação.
    Antigamente na região de Petrolina e Juazeiro existia grandes circulações de mercadorias e pessoas, sendo uma região seca. Com isso, aproveitando os fatores climáticos, terras baratas e abundância de água, surge a agroindústria frutífera exportadora, que possui tecnologia e dinheiro para investir, não tendo a necessidade de retornos imediatos, gerando aumento de empregos, proporcionando desenvolvimento econômico e social com o objetivo de gerar capital; ocasionou também conflitos e exclusão devido a nova classe que surgia.
    Os agentes econômicos da atual sociedade são: o Estado, o Capitalista e Trabalhador. Funcionando de maneira com que a comunidade ofereça a força de trabalho, o capitalista invista e gere empregos, e o Estado regule as condições de produção.
    O desenvolvimento econômico e social em Petrolina e Juazeiro pontua a fragilidade dos trabalhadores em relação social e do capitalismo positivo e a ineficiência do Estado de atuar nesta relação.
    No Estado da Bahia o governo apenas investiu em Salvador e em algumas cidades litorâneas, abandonando os outros Estados ao coronelismo. Assim, os fatos evidenciam que a gestão pode ser responsabilizada pelas diferenças econômicas entre os municípios.
    No período de 1996-2000, a população de Juazeiro cresceu 1,8% contra 15% em relação ao crescimento ocorrido em Petrolina. Percebe-se então, uma migração de pessoas, oportunidades e recursos de Juazeiro para Petrolina.
    Apesar de Petrolina apresentar melhores estruturas econômicas e sociais, Juazeiro gasta mais recursos e estes sendo mal distribuídos, gerando disparidades entre as duas cidades.
    Sendo assim, percebemos grandes diferenças entre as cidades que apesar de serem vizinhas, apresentam formas diferentes de gestão publica que influenciam fortemente no desenvolvimento de ambos os municípios.

    ResponderExcluir
  14. poderia me responder, por favor quem eh o autor da musica?

    ResponderExcluir
  15. Ola boa tarde! Professor sou Demétrius Caldas, professor de Educação Física e aluno do mestrado em Educação Física da Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF. Minha pesquisa está situada nos estudos históricos do esporte, especificamente sobre o futebol na Região. Analisar a construção histórica da rivalidade entre as cidades será importante para os objetivos da pesquisa, e encontrei seu artigo AS DISPARIDADES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE JUAZEIRO E PETROLINA, que acredito pode clarear esse entendimento. Assim, gostaria muito de ler esta produção, mas não a encontrei na internet. Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno. demetriuscaldas@hotmail.com

    ResponderExcluir