Link destinado a postagem dos alunos de Gestão Empresarial da FACE Santo Antonio de Jesus. Favor comentar abaixo com o título do capitulo lido. Sucesso a todos!!!
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"ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua Construção." Paulo Freire.
Conceito de Ciência
ResponderExcluirCiência Política é o estudo da política; dos seus sistemas, suas organizações e de seus processos.
Antonio França
Conceito de Ciência
ResponderExcluirCiência Política é o estudo da política; de seus sistemas, suas organizações e de seus processos.
Antonio França
Dia 21/04/2009
Hora: 22:37
França favor citar a fonte para não parecer que é seu.
ResponderExcluirA sociedade e o estado
ResponderExcluirO autor tenta mostrar no texto a diferença entre sociedade e estado através das definições de vários filósofos e demais autores.
As teorias contidas no texto diferem-se entre si, mas, se comungam em definir que existe uma sociedade e dentro dela há comunidades e existe ainda um estado mas não demonstra quem age ativamente sobre o outro.
Fonte: Ciência Política. BONAUIDES, Paulo.
O sistema representativo e as doutrinas políticas da representação,nesse sistema houve uma redução na posição doutrinária na expressão a um juízo de valor,com propósito de alcançar a clareza na matéria.
ResponderExcluirA doutrina da “duplicidade” França e Inglaterra, implantou uma organização liberal da sociedade, nela os representantes exercia em nome da nação ou do povo, e podiam exprimir suas idéias,a duplicidade foi o ponto de partida para o moderno sistema representativo.
Fonte: BONAUIDES,Paulo; Ciências Políticas.
sistema bipartidario
ResponderExcluiro sistema bipartidário foi um dos principais partido,mais bem organizado, e com idealista admirado por varios orgãos.
sistema multipartidário
considear-se compromisso com o sistema interno e externo,tornando-se um partido muito forte diante dos outros
ednaldo frança de jesus
O sistema majoritário de representação
ResponderExcluirÉ o mais antigo e, nesse sistema o território eleitoral é dividido em várias circrunscrições eleitorais em número equivalente ao de mandatos a serem preenchidos. Nele a eleição poderá ser decidida em um só turno, se um dos candidatos obtiver a maior parte dos votos e, caso nenhum dos candidatos obtenha a maioria absoluta dos votos, será decidia em segundo turno.
Valdenice Porto
20:40h
As vantagens do sistema majoritário
ResponderExcluirPor ser um sistema simples, apresenta uma série de vantagens: aproxima o candidato do eleitor, tornado-o fiel, gera um governo estável favorece a democracia, faz com que o processo eleitoral tenha um caráter não só competitivo, mas também, educacional
Os incovenientes do ssitema majoritário
ResponderExcluirComo nesse sistema não tem lugar para pequenos partidos, a meu ver a grande desvantagem é o sentimento de decpção e frustação do eleitorado que, dificilmente terão a chance de ter um representante no poder. E dessa forma, ficam indierentes ao que acontece no governo.
Valdenice Porto
20:54
O sistema de representação proporcional
ResponderExcluirNa minha opinião esse sistema é o mais justo, pois nele até a minoria tem direito de ter um representante no legislativo, onde todos os votos têm importância e onde todas as opiniões são válidas.
Valdenice Porto
20:59h
Conceito de Ciência Política
ResponderExcluirCiência Política é o o estudo da política; de seus sistemas, suas organizações e de seus processos, sendo ela a teoria e prática da política.
Fonte: Wikipédia
Antonio França
21:13h
O Estado Federal
ResponderExcluirO Estado Federal é uma organização formada sob a base de uma repartição de competências entre o governo nacional e os governos Estaduais.Os vários Estados Federado possuem autonomia definida e protegida pela constituição Federal, mas apenas o Estado Federal é considerado soberano tem autoridade suprema, sem restrição.
Mary cleide
21 Abril 2009 - 11:45
Efeitos positivos da representação proporcional
ResponderExcluirAo contrário do que acontece no sistema majoritário, em que novos partidos não são bem-
vindos e a minoria não têm vez, o sistema proporcional tem como ponto positivo a inclusão de todos, favorecendo e estimulando o surgimento de novos partidos.
Valdenice Porto
21:23h
O AUTOR TENTA MOSTRAR AS DIVERSAS OPINIÕES EM RELAÇÃO A CIÊNCIA POLÍTICA.MAIS NO ENTANTO A POLÍTICA VEM PARA TORNA O PAÍS OU ESTADO DEMOCRÂTICO,MESMO SE MOSTRANDO COM UM PODER INABALAVÉL PERENTE OS POBRES.TODOS OS GOVERNANTES POLÍTICOS SENTE-SE INSEGURO NA HORA DE UMA ELEIÇÃO.
ResponderExcluirEliane Amaral.
Efeitos negativos da representação proporcional
ResponderExcluirPor causa da multiplicidade de partidos, nesse sistema os governos tendem-se a torem-se instáveis e frágeis. Além do mais, tem uma tendência a dar importância exagerada a pequenos partidos, que por sua vez, são oportunistas. Conta também como ponto negativo, a técnica de contagem de votos, qe parece ser muito simples, mas na verdade não é.
Valdenice Porto
21:44h
O Estado Federal frente aos Estados-Membros
ResponderExcluirO Estado-Membro está subordinado ao Eestado Federal. Quer dizer, a existência e a organização do estado-membro estão sujeitas ás normas da constituição do Estado Federal.
FEDERAÇÃO E CONFEDERAÇÃO
ResponderExcluirConfederação de Estados - união permanente e contratual de Estados independentes, cujo objetivo principal é defender seu território e assegurar a paz interior.
Federação ou Estado Federal - é um Estado formado pela união de vários Estados, que perdem a soberania em favor da união federal, a qual aparece assim no Direito Internacional como um Estado simples.
Mary Cleide 22/04/09
Naturalistas versus Idealistas
ResponderExcluirHá uma dualidade entre naturalistas e idealistas. Os naturalistas vão à procura de teorias e leis para os fenômenos, ao contrário dos idealistas que tomam um fato como realidade, impondo valores e verdades.
Antonio França
23:29h
Prisma filosófico
ResponderExcluirDe acordo com a filosofia, Ciência Política tem por objetivo estudar de forma teórica e também prática os acontecimentos nas instituições, com base no passado, no presente e atento às futuras possibilidades.
Antonio França
23:42h
Prisma sociológico
ResponderExcluirJá para a sociologia o objeto de estudo da Ciência Política é o Estado.
Antonio França
00:06h
Prisma Jurídico
ResponderExcluirNa visão jurídica a Ciência Política é reduzida a Direito Político, formando um conjunto de normas
Antonio França
00:13h
Tendências comtemporâneas para o tridimensionalismo
ResponderExcluirOs prismas citados acima cedem lugar a uma análise tridimensional, que vai de modo que nos permitirá ter uma visão ampla e unificada da Ciência Política.
Antonio França
00:20h
Fernanda Oliveira
ResponderExcluirO estado unitário não é constituido de estados menbros, ele é um estado só, onde centraliza o poder político e adiministrativo que se estende por todo o território nacional.
ASOBERANIA
ResponderExcluirDo ponto de vista historico e atual a soberania continua sendo uma ostentação do poder.Antigamente os reis detinham todo o poder sobre a nação,segundo eles para executar a vontade de Deus.Nos dias atuais manda quem tem mais dinheiro para comprar o poder e ser soberano. Flaviana
Problemas da representação proporcional
ResponderExcluirNo sistema de representação proporcional são utilizados dois tipos de sistemas: o de quoeficente eleitoral e o de quoeficiente fixo, muito embora haja uma difilcudade em determinar o número exato de candidatos eleitos, pois, por esse sistema há um problema de sobras eleitorais.
Valdenice Porto
21:00h
O problema das sobras eleitorais e os métodos empregados para resolvê-lo
ResponderExcluirAs sobas nada mais são que os votos restantes que não atingiram o quoeficiente necessário para eleger um representante e, seja em qualquer um dos sistemas adotados, esse problema de sobras irá existir. E, como nenhum voto pode ser desprezado, cabe-nos encontrar a solução. Essa solução é feita pela tranferência dos votos para o que eles chamam de plano nacional ou de plano local, distribuindo-o de forma proporcional ente os partidos.
Valdenice Porto
21:07h
O problema da eleição dos candidatos nas listas partidárias
ResponderExcluirNo sistema proporcional há a votação de lista, onde os partido dispõem os candidatos em uma lista que será submetida á apreciação dos eleitores. O grande problema é que os eleitores são obrigados a votar nos candidatos constantes desta lista partidária. Além do mais, não fica muito claroa questão sobre qual candidato será eleito: se o mais votado ou o que encabeça essa lista.
Valdenice Porto
21:13h
As cláusulas de bloqueio
ResponderExcluirAs cláusulas servem para vetar o ingresso no legislativo, de uma infinidade de partidos, provinientes da abertura dada pela representação proporcional.
Valdenice Porto
21:15h
O sistema eleitoral brasileiro
ResponderExcluirNosso sistema eleitoral reconhece as duas modalidades de representação. Sendo que, na eleição pra presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, prevalece a representação majoritária. Já na representação proporcional é válida para eleger os ocupantes das Câmaras dos Deputados e Municipais e Assembléias legislativas.
Valdenice Porto
21:25
Francisco, meu primeiro topico ficou lá nas postagens antigas. Vê lá, ta?
ResponderExcluirValdenice Porto
A supremacia júridica do Estado Federal sobre os Estados Federados
ResponderExcluirA supremacia do poder federal é estabelecida de forma indireta, pois a Constituição brasileira, embora mantenha a equivalência formal entre União e Estados-Membros, a distribuição de competências demonstra de forma incontestável a supremacia do poder federal.
Mary Cleide
A Crise do federalismo: ocaso ou transformação da ordem federativa e sua repercussão no Brasil
ResponderExcluirAs dimensões da crise levaram ao fortalecimento da União que progressivamente foi absorvendo competências estaduais e, principalmente, interferindo nas relações sociais e nas regras do mercado.
Mary Cleide
Ednaldo França de Jesus
ResponderExcluir3. Partido unico
O Partido Unico demostra a sua participação na dependencia nacional,fazendo que alguns paises reevese seu carater democratico.
4. A Teoria marxista do partido politico
dasce entender que maxismo tem a continuidade de sustemtabilizar de varios partidos,com sua conservação.
Os Estados-membros como unidades constitutivas do sistema federativo
ResponderExcluirOs Estados-Membros devem estar representados a participar das decisões federais. Em geral, esta representação se faz pelo bicameralismo federal, em que a segunda câmara representa todos os entes federados, de forma mais ou menos igualitária.
A Revolução Francesa consolida a doutrina da "duplicidade"
ResponderExcluirCom essa revolução ocorre a absoluta independência política do representante capacitado a querer em nome da nação e acaba o compromisso com os colégios eleitorais.
Fonte:BONAUIDES,Paulo;Ciências Políticas.
4. Apogeu na aplicação constitucional da doutrina da "duplicidade".
ResponderExcluirPara algumas classes sociais, esse sistema representativo afina com a ordem política aristocrática, seu teor ressalta a sabor platônico e Socrático que mandam entregar o governo aos mais capazes e dotados de mais luzes no discernir o verdadeiro bem comum.
A Nação
ResponderExcluirVários autores conceituam nação de maneiras diferentes
Hauriou define nação como “um grupo humano”
Aldo Bozze refere-se a um “derivado da comunhão de tradição”
A tese racista tem sido contestada por cientistas e sociólogos, que entendem não haver raça capaz de definir nenhum povo e nação.
Dileide lobo
A nacão
ResponderExcluirO erro de tornar insuladamente alguns elementos formadores do conceito de nação, raça, religião e língua.
Hitler quis funda todo o seu ideal nacional e resumir o conceito de nação e nacionalidade em bases “éticas” na raça pura alemã.
Já Ernesto Renan, faz a seguinte observação “já não há religião de estado, pode-se ser francês, inglês e alemão, etc.”.
O conceito voluntáristico de nação
ResponderExcluirEste conceito resulta da convergência dos fatores morais, culturais e psicológicos frisados sistematicamente por Mancine e Ernesto Renan.
O conceito naturalístico de nação
NACAO
Está influenciado pelas concepções racistas, na Alemanha formou-se um conceito de nação que o país sofreu grandes conseqüências. Na verdade consistiu numa deformação patologia da concepção de nação como grupo fechado; produzido a modalidade mais insanas de nacionalismo.
DILEIDE LOBO
Passos notável das obras de Renart fixando o conceito de nação
ResponderExcluirA nação não se compõem apenas da população.
Segundo Ernesto a nação representa, na imortal conferencia da Sorbonne, de 1882 “uma alma, um espírito, uma família espiritual..
Os aspectos históricos, étnicos, psicológicos e sociológicos denominam o conceito de nação. Que reveste-se do teor político.
DILEIDE LOBO
O grupo nacional busca seu coroamento no principio da auto determinação, organizando-se sob a forma de ordenamento estatal, e o Estado se converte segundo sua “personificação jurídica”.
ResponderExcluirDILEIDE LOBO
Da natureza do mandato
ResponderExcluirQuanto á sua natureza o mandato pode ser de duas formas: o mandato representativo e o mandato imperativo, podendo variar de um a outro de acordo com a ordem política.
Valdenice Porto
19:49
O mandato representativo
ResponderExcluirNo mandato representativo a nação expressa suas vontades aravés de representantes.
Valdenice Porto
20:01
O conceito de poder se resume no ato de representar um interesse comum perante a sociedade.
ResponderExcluirEliane Amaral
Traços característicos do mandato representativo
ResponderExcluirGeneralidade- o eleito não representa o território, a população, o eleitorado, nem os partidos políticos;
Liberdade- o representante pode exercer seu mandato com total autonomia;
Irrevogabilidade- capacidadde que tem o eleito de exprimir-se livremente, sem o perigo de ser destituído;
Independência- os atos dos representantes estão à salvo de qualquer ratificação, deduzindo-se que a vontade do eleito é a mesma do eleitorado.
Valdenice Porto
20:07
Mandato imperativo
ResponderExcluirO eleito estará sempre submisso ás vontades do eleitorado. Ele funciona como depositário das vontades dos mesmos que, por sua vez, delegou-lhe confiança para tal.
Valdenice Porto
20:22
Forma de Governo e Forma de Estado
ResponderExcluirForma de governo exprime como se dá a relação política entre governantes e governados.
Forma de estado é modo de exercício do poder político em função do território.
Mary Cleide
Classificação de Aristóteles
ResponderExcluirSegundo Aristóteles a constituição e governo significam a mesma coisa, e o governo é o poder soberano da cidade, é necessário que esse poder soberano seja exercido por ‘um só’, ‘por poucos’ ou ‘por muitos’
Mary Cleide
Monarquia: poder centrado em uma pessoa física.
ResponderExcluirAristocracia: poder onde o Estado é governado por um pequeno grupo de pessoas físicas-
Democracia : governo de uma maioria
Mary Cleide
A Representaç profisional e os partidos politicas
ResponderExcluirCom a auteração de partido politico para a representação proficional,tem ficado no poder de pessoas que não tem os valores para assumir e está frente desse orgão.
O governo Misto
ResponderExcluirO governo misto deixa de ser um mero mecanismo institucional para tornar-se o reflexo de uma sociedade determinada, é a solução política de um problema,o conflito de interesses oposto, que surgem na sociedade civil.
Mary Cleide
O Partido politico na Ingalterra
ResponderExcluirPor causa da divisão politica entre,Tories e whigs, fez com que se tornace uma crise em varios setores tendo de fato a divisão da iglaterra.mas deu para perceber que, tem como seu forte o partidopor, isso que a cada dia mostra superioridade
Classificaçaão de Maquiavel
ResponderExcluirTodos os estados que existem e já existiram são e foram sempre repúblicas ou monarquias
As formas de governo passam de três a duas: principados e republicas.
O principado corresponde ao reino
A republica, tanto à aristocracia como a democracia.
Mary Cleide
5. Declinio da "duplicidade" no século xx
ResponderExcluirEm junho 1789, a Assembléia constituinte da revolução declara sua averssão ao mandato imperativo. E daí surgem vários pedidos de proibição e anulação deste mandato.
6. A crítica de Rousseau ao sistema representativo
ResponderExcluirPara Rousseau nunca se pode dizer "O que o homem quiser amanhã, eu também hei de querer".
7. A doutrina da identidade:governantes e governados, uma só vontade
ResponderExcluirEsta doutrina consiste em estabelecer a identidade e suprema harmonia da vontade dos governantes com a vontade dos governados
8. A doutrina da identidade supõe o pluralismo da sociedade de grupos
ResponderExcluirRousseau afirma que a soberania está para o cidadão assim como dez mil para um e que admita essa proporção.
9. O princípio democrático da identidade é uma nova ilusão do sistema representativo
ResponderExcluirToda análise do sistema representativo afastada dos aspectos históricos e sociológicos que acompanham a mudança das instituições nos parlamentos.
10. Na dinâmica dos grupos e das categorias intermediárias se acha a nova realidade do princípio representativo
ResponderExcluirEsses gupos agem de modo decisivo na feição dos governos e no comportamento dos governantes para que aja um bom entendimento do sistema representativo
O Estado sempre foi portador da vontade suprema e soberana e sempre soube usufruir de todo seu privilégio monopolizador.
ResponderExcluirNa luta pelo poder são criados centros militantes concorrentes de poder,que atuam paralelamente a este diminuindo-lhe a autoridade e supremacia.Nessa luta pelo poder surgem grupos como:orgãos sindicais,ideologias e muitos outos.
A Separação de Poderes
ResponderExcluirRefletindo sobre o abuso do poder real Montesquieu conclui que "só o poder freia o poder", no chamado "Sistema de freios e Contrapesos",daí a necessidade de cada poder manter-se auônomo e constituido por pessoas e grupos diferentes.
OS TRÊS PODERES
ResponderExcluirExecutivo-executa as ações, administra a nação, cumpre as leis e age para que elas sejam cumpridas.
Legislativo-analisa as propostas e elabora as leis que irão reger a nação.
Judiciario-tem o poder de julgar e aplicar as leis elaboradas pelo legislativo exercidas pelos executivos.
11. A decomposição da vontade popular determinoua crise do sistema representativo:do princípio da representação profissional aos grupos de pressão no Estado contemporâneo
ResponderExcluirOcorreu três fases consecutivas, devido a decomposição da vontade popular em vontade de grupos.
12. Uma nova teoria da representação política, de fundamento marxista: a representação como simples relação entre governantes e governados (Sobolewsky)
ResponderExcluirSobolewsky em sua tese sociológica diz que a noção de representação tem por objetivo básico determinar o caráter das relações que ocorrem entre governantes e governados.
O Sufrágio
ResponderExcluirQuando visto como democracia semidireta, diz-se que houve votação,(povo vota sem eleger) quando democracia indireta, há eleição,(povo vota para eleger).
2. É o sufrágio direito ou função?
ResponderExcluirNão é a vontade autônoma do eleitor que intervém na eleição, mas a vontade soberana da nação.
3. Sufrágio como "direito de função" (doutrina italiana)
ResponderExcluirComo função, o sufrágio é de natureza eminentemente púplica e não propriedade estatal.
O Estado federal
ResponderExcluirO Estado Federal é aquele que se divide em províncias politicamente autônomas, possuindo duas fontes paralelas de direito público, uma nacional e outra provincial.
uniões de estado
ResponderExcluirQuando dois ou mais Estados se unem, as relações daí decorrentes se processam ora em termos de dependência e desigualdade, ora de paridade e independência.
Uniões simples e Uniões institucionais
ResponderExcluirUniões simples não dão origem a uma comunidade de Estados, mas implicam apenas ação coordenada de vários Estados para a obtenção de fins comuns.
Uniões institucionais produzem verdadeiras Uniões de Estado em sua acepção própria.
UNIÃO REAL
ResponderExcluirEste Estado nasce da União material, real, normalmente alicerçada em pacto de natureza política, entre dois Estados até então soberanos, os quais se reúnem numa quase unidade, mantendo cada qual sua autonomia, sua personalidade de direito interno, mas surgindo no cenário internacional como uma só pessoa jurídica de direito público.
A União pessoal
ResponderExcluirDá-se a União pessoal quando, acidental e involuntariamente, as leis de sucessão da coroa fazem por coincidência que um só príncipe ocupe dois tronos, tornando-se assim o titular comum do poder em Estados que se conservam independentes.
Estado Protetorado
ResponderExcluirSão aqueles que, embora tenham soberania, se colocam sob proteção ou assistência de outro Estado, sujeitando sua soberania à deste Estado, ficando assim, com soberania relativa.
Confederação
ResponderExcluirForma de Estado composto, que resulta de um contrato ou tratado -tem origem eminentemente política-.
SEPARAÇÃO DE PODERES
ResponderExcluirUm dos princípios fundamentais da democracia moderna é o da separação de poderes. A idéia da separação de poderes serve para evitar a concentração absoluta de poder nas mão do soberano.
Importante lembrar que os poderes que reúnem órgãos são autônomos e não soberanos ou independentes.
Mary Cleide
Controvérsia em torno do Conceito de revolução
ResponderExcluirA palavra revolução esta sob visões deferentes, impostas por sociólogos, historiadores, políticos, filósofos entre outros. Dentre os conceitos da revolução como idéia de progresso e a aperfeiçoamento da sociedade humana. Onde o pensamento revolucionário é contrario ao conservador.
Dinéia Lobo dos Santos
4. O sufrágio restrito
ResponderExcluirRestringi-se o sufrágio, pois mais depressa a sociedade chega àquele resultado: o governo dos melhores.
5. O sufrágio universal
ResponderExcluirDefine-se como aquele em que a faculdade de participação não fica adstrita às condições de riqueza, instrução, nascimento, raça e sexo.
6. Restrições ao sufrágio universal
ResponderExcluir* Nacionalidade
* Residência
* Sexo
* Idade
* Capacidade física ou mental
* Grau de instrução
* A indignidade
* O serviço militar
* O alistamento
7. A propagação do sufrágio universal
ResponderExcluirNos Estados Unidos duas emendas constitucionais foram decisivas para a consagração definitiva universal.
O Partido politico nos Eastados Unidos
ResponderExcluirDiante da força politica o Estados Unidos tem duas potencia em termos de partidos politicos.o Democratas e Repulblicanos.tendo uma organização que é modelo de politica que busca a cada eleiçao a superioridade.
O Partido Politico no Brasil
ResponderExcluir1.A escacez de estudo sobre o partido no Brasil
O Brasil no Imperio e na Republica,os politicos na sua constituição trabalhava sempre em atrair seus interesses proprio,não tendo atutude e comprometimento com as organizações.
O sufrágio público e sufrágio secreto
ResponderExcluirO sufrágio público é um instrumento de coação econômica, aparelho de superioridade de classe, e o sufrágio secreto é necessário para que o eleitor não sofra pressões políticas caso seu voto fosse descoberto.
9. Sufrágio igual e sufrágio plural
ResponderExcluirsufrágio igual é a igualdade de direito na participação eleitoral, enquanto que o sufrágio plural é quando o eleitor pode votar mais de uma vez nos colégios eleitorais.
10. Modalidades de sufrágio plural
ResponderExcluir* O sufrágio múltiplo
* O sufrágio familiar
11. Sufrágio direto e sufrágio indireto
ResponderExcluirO sufrágio é direto quando os elitores fazem sem intermediérios a designação de representantes e é indireto quando recae a escola sobre intermediários.
12. A participação do analfabeto
ResponderExcluirEla é obrigatória, porém muitas vezes seu voto deixa de ser secreto.
O PODER DO ESTADO
ResponderExcluirQuando o PODER está apoiando a força e sendo imposto a comunidade a qual não reage é um PODER DE FATO, mas se o poder está apoidando a competência e esse pode ser concendido ao invéz de ser concordado pelos que estão sendo governados será o PODER de DIREITO.
A Ciência Política e o Direito Constitucional
ResponderExcluirNA França,no seculo xx,a ciência política estava quase toda contida no direito,mormente no Direito Constitucional.
ADRIANA OLIVEIRA
A Ciência Política e a Economia
ResponderExcluirSegundo Bardeau "quanto menos desenvolvida a sociedade,quanto mais grave seu atraso economico,mais intáveis e oscilantes as intituições econômicas".ADRIANA
A Ciência Política e a História
ResponderExcluirBurdeau assevera que a ciência política e a história estão unidas por laços de consanguinidade e que constituem uma única ciência.
ADRIANA
O Principe,Nicolau Maquiavél
ResponderExcluirPara Maquiavél a base de todo o poder são boas leis e bons soldados sendo a força o fator principal que assegura a manutenção do Estado,o que garante ao principe estabilidade.ADRIANA
O Principe,Nicolau Maquiavel
ResponderExcluirMaquiavel afirmava que o Estado eram na realidade todos os governos que tiveram autoridade sobre os homens,sendo ou não Republicas ou Principados.ADRIANA
CONCEITO HISTORICO CULTURAL
ResponderExcluirEm relação a revolução: exprime essencialmente a interrupção de um período cultural e o inicio de um novo desenvolvimento.
CONCEITO JURIDICO
A revolução é essencialmente a quebra do principio da legalidade.
CONCEITO POLÍTICO
O conceito político e o conceito jurídico estão em profunda conectividade em relação ao fenômeno revolucionário. Modificação violenta dos fundamentos jurídicos de uma estada mudança ilegal da constituição.
Dinéia lobo
PARLAMENTARISMO
ResponderExcluir1.Regime político em que o gabinete, constituídos pelos ministros de Estado, é responsável perante o parlamento, que através dele governa a nação.
2.Regime político em que os ministros de Estado são responsáveis, perante um parlamento pelo governo. (Cita: Saconni/Aurélio)
Josenildo
FORMAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA PARLAMENTAR:O GOVERNO REPRESENTATIVO E A MONARQUIA LIMITADA COMO PONTO DE PARTIDA
ResponderExcluirSurgiu na Inglaterra por volta de 1688 após a revolução, o Parlamento inglês que, até então, lutava pela formação do governo representativo, adquiri sentimento de força, toma consciência de seu prestígio, apresenta-se resolutamente como o poder nacional diante do rei, passa a discutir os assuntos de governo, faz do imposto o grande instrumento de sujeição do poder, sustenta nas afamadas petições do século XVII OS princípios básicos de garantia das liberdades, direitos e franquias já auferidas pelas camadas mais ponderáveis do povo inglês.
PARLAMENTARISMO DUALISTA(MONÁRQUICO-ARISTOCRÁTICO) OU PARLAMENTARISMO CLÁSSICO
ResponderExcluirRegime praticamente semelhante ao regime demócrático de hoje,porém, havia igualdade entre o Executivo e Legislativo que embora representado por uma chefia maior, como o Presidente da República, elevado a esse ponto por eleição direta ou indireta, existiam os Chefes de estado e os ministros que elaboravam as leis. Existiam ainda, um gabinete, que desempenha papel intermediário entre o Chefe de estado e o Parlamento e um Ministério que permitia a ação recípocra no funcionamento do Executivo e Legislativo.
Josenildo
PARLAMENTARISMO MONISTA(DEMOCRÁTICO), CARACTERÍSTICO DO SÉCULO XX
ResponderExcluirNo Parlamentarismo Monista, houve uma fusão entre o poder executivo e o legislativo. Houve o afastamento do chefe tradicional do poder executivo, rei ou Presidente da Républica, de qualquer participação efetiva do governo ficando sua missão essencial circunscrita apenas ao papel de Chefe de Estado, e a entrega da autoridade soberana a um único poder: o gabinete.
Josenildo
DO GOVERNO PARLAMENTAR AO GOVERNO DE ASSEMBLEIA(GOVERNO CONVENCIONAL)
ResponderExcluirO governo de assembleia foi o regime que surgiu na França introduzido pe Constituição montanhesa de 24 de junho de 1793, igualmente renovado nas assembleias constituintes francesas de 1848 e 1871, e ainda hoje adotado pela organização política da Confederação suíça, cujo executivo, o Conselho Federal, deriva-se da Assembleia Federal, que o elege e exerce sobre suas medidas um primado incontestável.
Josenildo
CRISE E TRANSFORMAÇÕES DO PARLAMENTARISMO: AS TENDÊNCIAS "RACIONALIZADORAS" CONTEMPORÂNEAS
ResponderExcluirO regime parlamentar foi muito importante para os franceses porque evoca o apogeu das liberdades individuais, traz reminiscência dos grande duelos da palavra política na defesa das instituições, marca o triunfo do regime representativo sobre o poder absoluto das coroas reacionárias, representa valioso freio a onipotência da vontade popular, aparece como instrumento de uma democracia moderada , capaz de resistir ao arrebatamento das assembleias, principalmente quando estas em 1973, na França, tomaram o poder e o exerceram mediante autêntica ditadura legislativa. No Brasil, o Parlamentarismo iniciou-se por volta de 1847 a 1889, da Maioridade a Proclamação da república.
Josenildo
OS PARTIDOS POLÍTICOS
ResponderExcluirO Partido político é "um corpo de pessoas unidas para promover, mediante esforço conjunto, o interesse nacional, com base em algum princípio especial, ao redor do qual todos se acham de acordo. (Burke 1770)
"Os partidos, não impotra os meios que empreguem para afiliação de sua clientela, são na essência mais íntima, organizações criada de maneira voluntária, que partem de uma propraganda livre e que necessariamente se renova, em contraste com todas as entidades firmemente delimitadas por lei ou contrato. (Max Weber)
Josenildo
A IMPUGNAÇÃO DOUTRINÁRIA DOS PARTIDOS PÓLITICOS
ResponderExcluirOs partidos políticos funciona como uma espécie de fanatismo para cometer açoes infames, onde cada um por si, tenta tirar proveito da ocasião para ferir a honra do homem.
Josenildo
PARTIDOS E FACÇÕES
ResponderExcluirQuando os dois conceitos se empregam de maneira distinta, o partido é o lado positivo, a facção o lado negativo da participação política organizada. A facção não somente desserve a sociedade, como os seus fins são egoísticos e não políticos; o interesse privado ocupa ali o lugar do interesse público.Das facções, disse Lieber, que elas existem debaixo de todas as formas de governo, ao passo que os partidos são característicos dos governos livres. Enquanto o partido busca a tomada do poder para ocontrole do governo; a facção busca o domínio da máquina partidária, tendo em vista submetê-la à sua política e ao seus interesses.
Josenildo
O ELOGIO DO PARTIDO POLÍTICO E A COMPREENSÃO DE SUA IMPORTÂNCIA PARA O ESTADO MODERNO
ResponderExcluiros partidos político que até então, não eram bem vistos, hohe entende-se o contrário: a democracia é impossivel sem os partido políticos. Para Bagehot a organização partidária "é o princípio vital do governo representativo"
Josenildo
ENCERRADOS OS COMENTÁRIOS PARA TURMA DE GESTÃO 01/2008.1
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