9 de nov. de 2009

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Agroindústria - CETEB

Olá Turma,

Pesquise e poste aqui exemplos reais de sutentabilidade na agroindústria familiar. É IMPORTANTE QUE VOCÊS NÃO FAÇAM CÓPIAS, faça um resumo com suas palavras.

22 comentários:

  1. Miriam Santa Bárbara10 novembro, 2009 09:28

    O que é a agricultura familiar?

    A agricultura brasileira tem sido costumeiramente subdividida dicotomicamente de acordo com características sócio-econômicas e tecnológicas. Ao longo do tempo tem-se distinguido a agricultura de subsistência, ou a pequena agricultura, ou agricultura de baixa renda da agricultura comercial ou empresarial. Mais recentemente a dicotomia passou a caracterizar-se em termos de agricultura familiar e patronal. Para Abramovay a agricultura familiar não emprega trabalhadores permanentes, podendo, porém, contar com até cinco empregados temporários. Agricultura patronal pode contar com empregados permanentes e/ou temporários.
    Homem de Melo operacionaliza o conceito de agricultura familiar como as propriedades com menos de 100 hectares. Com isso, englobam-se nessa categoria as chamadas agricultura de subsistência, a pequena produção, ou campesinato. Para o INCRA , a agricultura familiar atende a duas condições: a) a direção dos trabalhos do estabelecimento é exercida pelo produtor, e b) o trabalho familiar é superior ao trabalho contratado.
    O Censo Agropecuário de 1995/96 identificou a existência de 4.859.865 estabelecimentos agropecuários no Brasil, com uma redução de 941.944 estabelecimentos relativamente ao levantamento de 1985. As propriedades com menos de 100 hectares, consideradas familiares, reduziram-se de um total de 5.225.162 em 1985 para um total de 4.318.861 em 1995, ou seja, ocorreu uma diminuição de 906.301 propriedades familiares (17%). Trata-se de fato deveras preocupante que num país preocupado com o assentamento de novos possíveis agricultores, tenha perdido numa década contingente tão expressivo de produtores rurais de fato.

    ResponderExcluir
  2. Tamires régis Palmeira11 novembro, 2009 05:52

    Sustentabilidade na agroindústria familiar


    A agricultura familiar tem sido centro de varias discurssões nos últimos tempos.
    Mas, percebe-se a fundamental importância dela para a sociedade, já que se destaca na produção de alimentos, distribuição de renda, de terra, além da geração de empregos. Sendo uma das grandes atividades responsável pelo desenvolvimento local de uma cidade.
    Com as transformações mundiais a agricultura familiar modificou-se.
    Surgiram novas subdivisões que mudaram o estilo de vida social, econômico, e ambiental do pequeno produtor, com mudanças nos interesses voltados a terra.
    Há exemplo de Porto Xavier, como a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul, abraçou essa modernização da agricultura. Em consequência aconteceram mudanças nas técnicas de produção, na adoção da monocultura extensiva, entre outros. Ou seja, modernizou a produção sem alterar as estruturas agrárias.

    A agro industrialização da produção agropecuária familiar, se justifica porque é crescente a presença de produtos de origem animal e vegetal provenientes de outras regiões do Estado e País. Que além de transferir a renda da população rural e urbana diminui visivelmente a renda municipal-regional, deixando um espaço restrito para o desenvolvimento das mesmas.
    A idéia da agroindústria familiar É a diminuição da pobreza rural e recuperação e preservação do meio ambiente melhorando a qualidade de vida da população principalmente rural.
    .

    ResponderExcluir
  3. Luana Alcantara Guerra11 novembro, 2009 17:02

    O debate acerca do desenvolvimento parece ter criado certo consenso na necessidade da sustentabilidade, principalmente ao tratar dos recursos naturais e, em especial, da agricultura familiar. A procura de um modelo de desenvolvimento econômico viável, socialmente justo e ecologicamente sustentável.
    Destaca-se um conceito:
    Para a Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – CMMAD (1988), desenvolvimento sustentável é o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração presente, sem comprometer as possibilidades das futuras gerações em satisfazer as suas necessidades sejam elas qual for. E neste modelo surgem duas fundamentais vertentes:
    a) o desenvolvimento sustentável possui limitações em função da disponibilidade de recursos naturais, sendo que a utilização adequada desses é condição de sua sobrevivência;
    b) é necessário unir vários objetivos mesmo que esses tenham aparência conflitante. Referimos-nos à sustentabilidade na dimensão ecológica (sobrevivência do ecossistema em longo prazo), social (distribuição eqüitativa dos custos e benefícios, e o respeito a valores culturais) e econômica (conciliação entre o manejo racional dos recursos naturais e a produção num nível suficiente). Para ampliar a dimensão ecológica, Edgar Morin é reflexivo: A idéia de ‘desenvolvimento sustentável’ põe em relação dialógica a idéia de desenvolvimento, que comporta aumento das poluições, e a idéia de meio-ambiente que requer limitação das poluições (...). O problema do desenvolvimento depara-se diretamente com o problema cultural/civilizacional e o problema ecológico” (MORIN, 1995: 74-75).
    Desenvolvimento sustentável na agricultura familiar.
    Segundo pesquisadores, até pouco tempo esses agricultores familiares estavam fora do modelo, desenvolvido na década de 1960 e que beneficiava a grande produção. ”O que havia era um modelo baseado em um paradigma de abundância e uso intensivo dos recursos naturais, do capital, dos combustíveis fósseis (como o diesel) e dos insumos sintéticos”. E novos estudos afirmam que hoje estamos entrando em um novo paradigma, baseado na produção sustentável e que exige uma transformação da cultura. “É um paradigma da inclusão, para evitar a migração do campo”, lembrando que os combustíveis fósseis e os insumos sintéticos atualmente são caros e nocivos ao meio ambiente. Por isso, existe a necessidade, de apresentar novas tecnologias voltadas para a preservação da natureza. Em conseqüência desta “falta de tecnologia” estamos vivendo a transição de uma era dos recursos fartos e mal aproveitados para uma de consciência ambiental. “Prova disso é a importância que se tem dado à agricultura orgânica e aos estudos de agroecologia”.

    O valor que a sociedade tem atribuído aos produtos orgânicos aumenta a renda dos pequenos produtores, que investem na agroindústria artesanal para produzir compotas, conservas e outros itens de valor agregado dentro da propriedade, com apoio da família, sem precisar deixar o campo para garantir a subsistência. “A agricultura familiar é responsável por 75% do abastecimento interno de alimentos no Brasil”. Segundo Freitas : ele diz que as pequenas propriedades, apesar de serem locais e pulverizadas, fazem toda a diferença na cadeia de produção: “Cerca de 92% dos produtores de leite do país possuem até 20 vacas, são muito pequenos”.

    ResponderExcluir
  4. Danilo Ramos Borges


    A sustentabilidade na agroindústria familiar é um ramo no qual se transforma a matéria por meio de processos simples com baixa sofisticação apresentando um potencial agregado ao valor real.
    Os pequenos produtores rurais fazem uso desta em alimento de origem vegetal e animal no local onde pratica a cultura. Estes atendem uma variedade de consumidores em mercados locais ou regionais. Com a fabricação da farinha de mandioca, fubá, conservas caseiras típicas, doces e outras. Neste tipo de sustentabilidade encontramos também os produtores de produtos orgânicos, mas estes têm a produção destinada a um mercado diferenciado, constituído com maior poder aquisitivo.
    A caracterização deste ramo vem das motivações da natureza econômica e social. Sendo a principal de ordem econômica pois esta agrega valor aos produtos, através da transformação artesanal ou semi artesanal aos excedentes os quais comercializados em natura.
    Os motivos sociais que caracteriza destacamos a fixação do produtor na propriedade rural, a manutenção da integridade familiar dos membros envolvidos na produção, inclusive das donas de casa.
    A um problema neste segmento a falta de competitividade que é muito baixa em escala de produção, a falta de infra-estrutura nos transporias e na comercialização. A falta de informação sobre as culturas fazem com que aja um número grande de pessoas que fracassam, estes não dispõem de um planejamento adequado.

    ResponderExcluir
  5. Bianca freitas deSantana12 novembro, 2009 05:03

    Bianca Freitas de Santana............


    O que é Agroindústria Familiar Com Sustentabilidade?


    Projetos de sustentabilidade na agroindústria familiar é muito importante, pois tem buscado meios
    De gerações de novas oportunidades de implantações,assim as famílias rurais ,procurando melhorar
    Maneiras de plantio a mão de obra.
    Porque a agroindústria familiar na verdade é uma atividade potencialmente geradora de renda nas economias
    Locais.Pois agrega valores relacionados com a cultura, tradição,regiões, e tipicidade.Assim projetos são desenvolvidos
    Com base a busca constante a condições como um todo.
    Podemos concordar que o desenvolvimento sustentável na agroindústria familiar é de extrema importância para
    o agricultor e sua família, assim buscando se aliar as mudanças ocorridas na agricultura familiar.

    ResponderExcluir
  6. Agropolos
    O modelo de agropolos adotados pelo Brasil no final dos anos 90 propicia o desenvolvimento regional por meio da exploração sustentável dos recursos naturais.
    agropolos são redes que envolvem produtores rurais instituições publicas e privadas para desenvolver ações integradas e sistamas que incrimentem a produção,a qualidade dos produtos também a competitividade entre as cadeias produtivas da região em que eles forem implantados.
    Dois bons exemplos de agropolos é o de Ibiapaba no oeste do Ceará que após a implantação desse sistema alé de melhorar as cadeias produtivas já existentes permitiu navas experiências agricolas,como o início do plantiu de flores na região.Essa iniciativa deu tão certo que atraio algumas das maiores empresas do país no setor e gerou a criação da Tecflores,que é uma unidade destinada a realização de testes,capacitação de mão-de-obra e de produtores,além dessa experiênciajá existem mais de seis agropolos no Ceará.
    Já no Espírito Santo temos o exemplo do agropolo da Serra do Caparaó que dessenvolve ações e atividades voltadas para aprimorar a exploração da cadeia produtiva do café arábica e de novas cadeias.

    ResponderExcluir
  7. MANUELA BANDEIRA12 novembro, 2009 06:32

    A SUSTENTABILIDADE NA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR,BUSCA CONSILIAR O DESEMVOUVIMENTO ECONÔMICO COM A PRESERVAÇÃO ANBIENTAL E,AINDA ÃO FIM DA POBRESA NO MUNDO.
    TEMOS COMO EXEMPLO O SISTEMA DE CABRUCA QUE COMBINA A PRODUÇÃO DE CACAU COM A MATA ATLÂNTICA,UTILIZANDO O MÉTODO SUCESSIONAL DE ESPÉCIES,POUPANDO PLANTAS NATIVAS,DANDO EXEMPLOS DE SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA.
    A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR VEM SE CARACTERIZANDO COMO INPORTANTE ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTETÁVEL PARA OS AGRICULTORES FAMILIARES,DANDO OPORTUNIDADE A FAMILIA PRODUTORA FAZER O USO DA MATÉRIA PRIMA ORIUNDA,COM QUALIDADE DE VIDA SEM DESTRUIR O MEIO AMBIENTE CRESCENDO SUA ECONOMIA,SEM PREJUDICAR A SOBREVIVENCIA DA ESPÉCIE HUMANA.

    ResponderExcluir
  8. MANUELA BANDEIRA12 novembro, 2009 06:36

    A SUSTENTABILIDADE NA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR,BUSCA CONSILIAR O DESEMVOLVIMENTO ECONÔMICO COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E AINDA ÃO FIM DA POBRESA NO MUNDO.
    TEMOS COMO EXEMPLO O SISTEMA DE CABRUCA QUE COMBINA A PRODUÇÃO DE CACAU COM A MATA ATLÂNTICA,UTILIZANDO O MÉTODO SUCESSIONAL DE ESPÉCIES,POUPANDO PLANTAS NATIVAS,DANDO EXEMPLOS DE SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA.
    A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR VEM SE CARACTERIZANDO COMO IMPORTANTE ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTETÁVEL PARA OS AGRICULTORES FAMILIARES,DANDO OPORTUNIDADE A FAMILIA PRODUTORA FAZER O USO DA MATÉRIA PRIMA ORIUNDA,COM QUALIDADE DE VIDA SEM DESTRUIR O MEIO AMBIENTE CRESCENDO SUA ECONÔMIA,SEM PREJUDICAR A SOBREVIVENCIA DA ESPÉCIE HUMANA.

    ResponderExcluir
  9. Agricultura Familiar e Sustentabilidade

    A agricultura familiar é constituida por familias de agricultores que com seu próprio trabalho vem prozindo alimentos,os agricultores familiares,portanto,ao mesmo tempo que produzem,eles também consomem parte de sua produção,é necessário que o trabalho da familia gere valor durante o ano todo.O agricultor precisa também industrializar a sua produção.
    Na agricultura familiar os alimentos são produzidos com mais qualidade porque as pessoas que produzem são as mesmas que consomem,há um fenomeno historicamente conhecido como dependência dos agricultores em relação alguns fatores de produção.A dependência ocorre em função da relação direta da agricultura com a natureza.

    ResponderExcluir
  10. Agricultura Familiar e Sustentabilidade

    A agricultura familiar é constituida por familias de agricultores que com seu próprio trabalho vem prozindo alimentos,os agricultores familiares,portanto,ao mesmo tempo que produzem,eles também consomem parte de sua produção,é necessário que o trabalho da familia gere valor durante o ano todo.O agricultor precisa também industrializar a sua produção.
    Na agricultura familiar os alimentos são produzidos com mais qualidade porque as pessoas que produzem são as mesmas que consomem,há um fenomeno historicamente conhecido como dependência dos agricultores em relação alguns fatores de produção.A dependência ocorre em função da relação direta da agricultura com a natureza.

    ResponderExcluir
  11. Sustentabilidade na Agricultura Familiar

    A agricultura familiar já faz parte da economia de algumas cidades brasileiras,ela envolve tanto na area rural quanto a area urbana,pois ela vem suprindo as necessidades de alimento na vida do homem e garantindo aos produtores o aumento da renda de sua familia por meio de exploração sustentável dos produtos comercializados.
    Tem regiões que a prática da agricultura familiar onde os membros de uma mesma família trabalham juntos esteja na fase de produzir produtos para seu próprio sustento e por ser de boa qualidade os produtos eles acabam destinando ao mercado,obtendo lucros para toda família.
    No ano de 1990 foi adotado pelo Brasil um modelo de agropolos,esse modelo se preocupa com qualidade de vida da população,ele envolve os produtos rurais,instituições públicas e privadas afim de incrementar a produção e a qualidade de produtos produzidos de uma determinada região dando confiança aos produtores para um bom desempenho em seu cultivo.

    ResponderExcluir
  12. Fábio Tavares Casais12 novembro, 2009 13:43

    Sustentabilidade na agroindústria familiar

    Sustentabilidade é um conceito relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana que propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais, devendo seguir quatro pincípios básicos: ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
    Por agricultura familiar, entende-se como sendo o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar.
    Nos últimos anos estudos comprovaram que é indispensável e necessária a agro-industrialização familiar como forma de agregação de valor à produção agropecuária, de geração de renda e de desenvolvimento local-regional. Isso tudo consorciado com a crescente presença de produtos agrícolas oriundos de fora da região missioneira, que predominam nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais, evidenciam a necessidade da região buscar a sustentabilidade sócio-econômica com o beneficiamento de seus produtos.
    De fato, sabe-se que a agroindústria é uma das principais geradoras de empregos diretos e indiretos por unidade de capital investido. Dados recentes do Departamento Econômico do BNDS e do IBGE mostram claramente esta característica no caso brasileiro, onde, para cada milhão de dólar investido, os empreendimentos agropecuários e agroindustriais chegam a gerar 118 a 182 empregos, cerca de 80% a mais de que os investimentos em um segmento tradicionalmente intenso em ocupação de mão-de-obra, como o setor comercial.
    Outros benefícios sociais importantes dos empreendimentos agroindustriais familiares são gerados pela melhoria da qualidade dos produtos processados, pela redução de perdas no processo de comercialização e pelo papel disseminador que tendem a exercer na promoção de melhorias tecnológicas nas atividades agropecuárias.

    ResponderExcluir
  13. Sustentabilidade na agroindústria familiar

    Esse assunto e bastante interresante pois esta gerando muitas discusões, ja que esse modelo de desenvolvimento esta dando certo.Por exemplo;no Rio Grade do Sul, o empresario Régis Schmdt de 19 anos.junto com dois irmão mais velho,compraram uma pequena indústria de embutidos que produzem por mês 2,5milkg de salame defumado e linguiça.
    O jovem Fabio Lewin,junto com seu pai toca um bem sucedido negócio na aréa de coco de forma sustentavel, pois ele utiliza as cascas de coco que antes ara jogada fora,transformando em adubo para seu coqueiral de 2,400 pés.
    Uma entre varias qualidade da agroindústria familiar e o fato de estamos adiquirindo produtos de grande qualidade.

    ResponderExcluir
  14. A agricultura moderna foi deixada de lado com a introdução da agricultura sustentavél.Valorizando a agricultura sem usar produtos químicos,fazendo com que o homem veja o poder de intervenção que ele tem no meio ambiente, assim entrando em equilibrio.
    A agricultura sustentavél proteje o solo, a água e o ar entre os ciclos produtivos.Com a rotação de cultura a monocultura será abandonada. Em determinada epoca do ano se planta uma cultura,depois se planta outra, assim o solo vai repor os nutrientes que a primeira cultura consumiu,preservando o solo naturalmente.
    A agricultura familiar pode resentar o ponto ideal ao desenvolvimento sustentavél na agricultura, apresentando condições favoraveis para produzir em monor escala.

    ResponderExcluir
  15. Exemplo de Agroindústria Familiar em Londrina

    Foi implantada um projeto pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Londrina.Este projeto nasceu pela existência e demanda por produtos de agroindústria na região,com a finalidade de orientação técnica aos produtores que atuavam na área.Foi através do projeto desenvolvido em Brasília e Curitiba,que serviu com troca de informação aos técnicos que estiveram envolvidos na implantação do Programa de Verticalização da Pequena Produção Familiar(PROVE).O foco foi a indústria caseira de alimentos ,tanto rural como urbano.Foi conquistada a confiança aos pequenos empreendedores rurais e urbanos,com esta conquista reduziu o êxodo rural no município.Este apoio iniciou em 1997.Pelo Programa da Agroindústria Rural Familiar tendo como foco transformar e agregar valor à sua produção.

    ResponderExcluir
  16. Adriana alves de souza
    Agroindústria familiar


    Francisco Queiroz


    Com a unificações dos mercados propiciadas pela globalização mercado agrícola passou a dividir-se ,simplificadamente ,em produtos commodities e produtos especializados./diferenciados
    Entretanto , a agricultura commodities induz a uma maior concentração de terras, exige cada vez mais capital tecnológico, busca alta eficiêcia produtiva e faz sugir a agrícultura de precisão.
    Para agricultura famíliar, a realidade imposto pelos anos 90, aponta a nescessidade da diversificação, da agregação de valor aos seus produtos , da ocupação de espaços concistentes de mercado com produtos diferenciados\ especialidades, enfim , da geração de alternativas econômico como sustentáculos para a sua viabilização. Dentro deste cenario, as acões estão assentadas em três pontos basicos que permeam tanto agricultur mais desenvolvida como a agricultura famíliar.

    12/11/09

    ResponderExcluir
  17. Exemplos reais de sutentabilidade na agroindústria familiar

    A maioria da matéria prima é obtida da atividade agropecuaria,produzem em pouca quantidade,tem dificuldade para obtençao de crédito produzem mais:aves,suinos,leite,hortaliças,feijao e milho.A produçao geralmente é natural,saudavéle ecologicamente corretos.
    Os produtos obtidos geralmente sao distribuidos entre as familias e vendidos a comunidade ou bairro vizinhos.

    ResponderExcluir
  18. Sustentabilidade na Agricultura Familiar.

    A agricultura familiar é constituída por famílias de agricultores que com o seu próprio trabalho vêm produzindo alimentos.
    Na agricultura familiar é o próprio trabalho da família que é responsável pela geração de valor, diferente da agricultura patronal, na qual há uma relação típica de exploração de trabalho alheio de empregados ou trabalhadores assalariados.
    É responsável pela maior parte da produção de alimentos, principalmente por sua característica de integrar a produção e o consumo. Agricultores familiares, portanto, ao mesmo tempo em que produzem, eles também consomem parte de sua produção.E é necessário que o trabalho da família gere valor durante o ano todo.
    Com a agricultura sustentável supõem-se certa ruptura com a agricultura moderna. Ela busca a valorização desta e a não utilização de insumos químicos, que valorize as relações familiares e que tente fazer o homem refletir sobre a sua intervenção, buscando assim um trabalho harmonioso com o ambiente sadio.
    Existem características que mostram que a agricultura familiar permite uma melhor gestão dos recursos naturais e que, por conseguinte possibilita o desenvolvimento sustentável no meio rural.

    ResponderExcluir
  19. AGROINDÚSTRIA
    CÁTIA DA MOTA CARNEIRO
    SUSTENTABILIDADE FAMILIAR

    A agricultura familiar constitui-se por familias de agricultores com seu próprio trabalho vem produzindo alimentos,sendo assim gerando valores e é responsável pela maior parte de produção de alimentos,sua característica de integrar a produção de conusmo esses alimentos podem ser de maior qualidade,pois os produtores usufruem de suas próprias produções e para fazer com que o trabalho da familia possa ser empregado ou possa gerar valores o ano inteiro.A procura de um modelo econômico viável socialmente justo e ecologicamente susténtável.

    ResponderExcluir
  20. SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR
    ELIANA MACHADO DA SILVA

    Na agricultura familiar os membros que trabalham na produção dos alimentos são indivíduos da própria familia que com o próprio trabalho conseguem produzir o alimento tanto para o seu consumo quando para a comercialização assim aumentanto sua renda.A sustentabilidade na agroindústria familiar é importantissima,pois,vem buscando meios de novas gerações de oportunidades de implantações,sendo assim as familias rurais melhoram na maneira de plantioaté a mão-de-obra,e até mesmo ajudando na conservação do meio ambiente e do solo sem uso de agrotóxicos,a sustentabilidade na agroindústria busca formar de consiliar a preservação ambiental com o deselvolvimento econômico.

    ResponderExcluir
  21. Vera Lúcia Oliveira13 novembro, 2009 02:29

    Sustentabilidade e Agricultura

    Hoje sustentabilidade e agricultura são temas constantes da mídia,pois a cada dia está sendo mais difícil de pensar no bem do nosso planeta, caso não haja mudanças imediatas na forma de agir em relação ao meio ambiente.
    Atos conscientes como a preservação do solo da água e do ar são necessários desde agora, sendo assim, agricultura sustentável consegue maior produtividade e menor dano ao meio ambiente e às gerações futuras terão chances de viverem bem, da qualidade de vida e condições de sobrevivência.
    A natureza agradece e eu também !
    Sustentabilidade e Agricultura

    Hoje sustentabilidade e agricultura são temas constantes da mídia,pois a cada dia está sendo mais difícil de pensar no bem do nosso planeta, caso não haja mudanças imediatas na forma de agir em relação ao meio ambiente.
    Atos conscientes como a preservação do solo da água e do ar são necessários desde agora, sendo assim, agricultura sustentável consegue maior produtividade e menor dano ao meio ambiente e às gerações futuras terão chances de viverem bem, da qualidade de vida e condições de sobrevivência.
    A natureza agradece e eu também !

    ResponderExcluir
  22. Sustentabilidade para a agricultura familiar
    A agricultura familiar é forte fator que movimenta a economia proporcionando renda a uma parcela de familia das cidades brasileiras. Portanto investir na capacidade dos produtos e agregar valores, significa adotar alternativas que contribui para o aumento da renda e desenvolvimento regional.
    Todavia para inserir os produtos da agricultura familiar no mercado econômico é necessário investir em fatores como organização dos produtos, das produções, tecnologia e condições favoráveis.
    Existem alguns casos em que os produtores não adotam as medidas necessárias para o desenvolvimento de tais produções, surge a necessidade de implantar os modelos de agropolo como meio de proporcionar o desenvolvimento regional explorando de forma sustentável os recursos naturais.
    O agropolo é uma rede que abrange instituições públicas, privadas e produtores rurais, que visa a melhoria da qualidade de vida da população por meio de emprego e renda para desenvolver ações integradas e sistemáticas que completam a produção, qualidade e competitividade das cadeias produtivas de uma determinada região.
    Para inserir os agropolos primeiramente é necessário preparar a comunidade envolvida, abrangendo produtores, governo, escola, empresários, comerciantes e os demais líderes a região. Após a mobilização e garantia do envolvimento da comunidade, inicia-se a implantação do agropolo onde se busca explorar todos os pontos fortes e fracos da produção, através da criação de projetos cooperativos que potencializem os acertos e eliminem os pontos que preconizam o modelo de gestão cooperativa.
    O trabalho é direcionado para que a fase de subsistência da agricultura familiar seja superada preservando as características da mesma e ocorra a inserção desse produto numa lógica empresarial. Trabalha-se também com a possível identificação de cadeias produtivas ainda não exploradas na região, com a qualidade dos produtos destinados ao mercado e a maturidade das relações entre os envolvidos.
    O agropolo Ipiapaba, no Oeste do Ceará em propriedades familiar é um exemplo, pois o diagnóstico revelou uma agricultura deficiente em inovações, uso abusivo de agrotóxico e baixa produtividade. Vale ressaltar que essa metodologia não visa apenas a lucratividade, mas se preocupa com questões sociais e ambientais, ou seja com o crescimento sustentado.

    Aluna Priscilla Batista da Mata

    ResponderExcluir