Vídeos!!! assistam!!! e façam o sua analise sobre os aspectos econômicos dos filmes.
O Reino do Café
A modernidade chega a Vapor
"ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua Construção." Paulo Freire.
Curso: Bacharelado em Administração
ResponderExcluirDisciplina: Economia Brasileira
Aluna: Mariana Gallotti
Profº Francisco
7º semestre
RELATÓRIO DA AULA (18/08/11)
A aula teve como conteúdo uma recapitulação dos assuntos básicos que constituem a disciplina Economia, que já foi estudada em alguns semestres anteriores. Dessa forma, foi possível relembrar o conceito e as principais vertentes da economia em geral, tendo como objetivo facilitar a aprendizagem dos alunos, que precisam dessa base para dar continuidade a respectiva disciplina Economia Brasileira que está interligada as disciplinas Economia I e II.
Por conseguinte, o Profº Francisco definiu a Economia como a ciência que estuda a perfeita alocação dos recursos produtivos. Dessa forma, tais recursos combinados constroem a economia, portanto, destacam-se como, W (trabalho), um recurso estéreo, ou seja, dependente do homem para produzir ou gerar rendimentos; K (capital), todo bem utilizado na produção de mais capital ou bens, citando como exemplo o carro utilizado no transporte para o trabalho,que pode ser considerado capital e por fim; T (terra), local físico da produção, o espaço que será utilizado para colocar em prática os dois recursos produtivos citados antes, podendo ser em hectares, virtualmente, ou seja, qualquer espaço que demonstre condições favoráveis para que ocorra o processo econômico.
No entanto, a terra também destaca-se como um recurso estéreo, necessitando da mão-de-obra humana que é o único gerador de valor produtivo, ao contrário da robótica que caracteriza-se por capital intelectual armazenado.
Assim, como todas as ciências, apresenta problemas que explicam o porquê de se estudar, pesquisar e analisar os inúmeros fatores que ocorrem dentro dos processos econômicos. Desta forma, busca respostas para tais questionamentos, como: O que produzir? Como produzir? Para quem produzir? Quando produzir?
Tendo como principais agentes desse processo produtivo, famílias compostas por trabalhadores, que compram, financiam empresas, investem e recebem lucros, o Estado que regula as relações de produção através das cargas tributárias e as Empresas que são os agentes produtivos reguladas pelo Estado. Destacando dilemas que são caracterizados em produzir e acumular capital, tais fatores que correspondem às empresas, na circulação e distribuição do capital em meio ao processo econômico, tendo como responsável para executar este papel o Estado, apesar de demonstrar-se ineficiente, atrasando o desenvolvimento econômico.
Sendo assim, emprego significa desenvolvimento e para que seja gerado é necessário que hajam empresas, o que contribui na manutenção do ciclo econômico, através de consumidores ativos dentro do mercado.